Mitomicina
O que é este medicamento?
A Mitomicina é um medicamento de uso oftálmico (nos olhos), que a Citopharma manipula de forma estéril, geralmente como um colírio ou solução para uso em procedimentos.
Para que é utilizado?
É usado por oftalmologistas como um “modulador” em cirurgias oculares e no tratamento de certas condições. Seus principais usos incluem:
- Cirurgias de Glaucoma (Trabeculectomias): É usado como coadjuvante para ajudar a controlar o processo de cicatrização após a cirurgia.
- Cirurgias Refrativas: Utilizado para modular a cicatrização em cirurgias de correção de grau.
- Pterígio: Usado em cirurgias de remoção de pterígio (aquela “carne” que cresce sobre o olho), especialmente se ele já voltou (recidivado).
- Outras Condições: Tratamento de certas lesões (neoplasias) na superfície do olho e casos de ceratoconjuntivite primaveril.
Principais Avisos e Precauções
- Receita Retida: Este medicamento é classificado como antimicrobiano e, por determinação da Anvisa (RDC N° 20/2011), a farmácia precisa reter a sua receita.
- Risco de Contaminação: Para garantir a segurança do seu tratamento, não encoste a ponta do frasco conta-gotas no olho, nos dedos ou em qualquer superfície. Se o frasco tocar em qualquer local, ele deverá ser descartado.
- Extravasamento: Durante a aplicação pelo profissional, se o medicamento vazar (extravasar) para os tecidos ao redor, pode causar necrose (morte do tecido). Por isso, só deve ser usado por profissionais habilitados.
Como este medicamento é armazenado?
O pó (antes de ser preparado) deve ser guardado em temperatura ambiente (15°C a 30°C). Importante: Após ser diluído (reconstituído), o medicamento deve ser armazenado sob refrigeração (entre 2°C e 8°C) e o prazo de uso é de apenas 14 dias.
Aviso Importante: Este é um resumo informativo. Para obter detalhes técnicos completos sobre posologia, interações e outras especificações, consulte o PDF original.

