Citopharma: 27 anos produzindo com ética e entregando saúde
Postado em 23 de fevereiro de 2024
Por: Citopharma

Citopharma: 27 anos produzindo com ética e entregando saúde

Em 2024 a Citopharma completa 27 anos de existência. Em um país onde empreender é extremamente desafiante e onde trabalhar com saúde significa ultrapassar diversos obstáculos, pode-se afirmar que mais de duas décadas de existência representam, sim, uma história de sucesso. Jacqueline Casula, uma das fundadoras e atual CEO da Citopharma, associou, em 1997, uma oportunidade de mercado com o desejo pessoal de contribuir para o tratamento de pacientes de maneira efetiva e que proporcionasse qualidade de vida para as pessoas. Essa combinação resultou na criação da primeira empresa em Minas Gerais a manipular medicamentos estéreis personalizados – a Citopharma.

Com mais duas sócias, Maria Regina e Maria José, Jacqueline desenvolveu um modelo de negócio inovador para atender pacientes e profissionais de saúde. Isso porque existia a necessidade no mercado de manipulação de medicamentos estéreis como ampolas, frascos ampolas, colírios e pomadas oftálmicas personalizados com estabilidade reduzida, medicamentos estéreis em falta no mercado ou medicamentos estéreis importantes para atender doenças de baixa prevalência também denominadas doenças raras. Essa lacuna foi então, pioneiramente, preenchida pela Citopharma, primeira farmácia em Minas Gerais em manipular medicamentos estéreis, e que foi assumindo um papel protagonista no mercado.

A empresa começou a participar de protocolos clínicos para diversos tratamentos. Toda essa trajetória culminou com a Citopharma sendo uma referência em medicamentos estéreis não apenas em Minas Gerais, mas também no mercado brasileiro. Em 2002, a farmácia passou a fazer parte de um grupo, o Grupo Citopharma, constituído também por uma indústria farmacêutica, a Citopharma Industrial, onde eram produzidos insumos para nutrição parenteral, além de outros medicamentos.

Em 2023, o Grupo Citopharma evoluiu para uma cisão societária e a Citopharma Farmácia deu início a um novo capítulo em sua história. Essa etapa foi marcada com um novo processo de gestão, denominado horizontal, que permite maior participação dos colaboradores em seus processos, mantendo ainda o caráter técnico e ético do início de seus dias.

A inovação nos processos de manipulação também está no cerne da empresa. Assim, junto com essa nova fase, vieram projetos extremamente benéficos para a comunidade científica e para a sociedade. A Citopharma foi credenciada como parte do primeiro centro de terapia gênica de Minas Gerais, com o primeiro procedimento ocorrendo ainda no final de 2023. E, para fechar com chave de ouro, foi agregado à empresa o Instituto Rosely Casula, que tem como objetivo apoiar a pesquisa, dar suporte jurídico às organizações civis e à tramitação de projetos em nível municipal, estadual e federal para doenças raras.

Atualmente a Citopharma conta com 91 colaboradores diretos, 3 jovens aprendizes, 4 PJs e diversos colaboradores e fornecedores indiretos que dão suporte à empresa. São muitos anos e bastante pessoas envolvidas em uma história linda para o público interno e externo.
Para saber mais e acompanhar as novidades da Citopharma, siga nosso blog e acompanhe nossas redes sociais: Instagram e LinkedIn.

Fale com
a gente!

Preencha o formulário

Logo