Parceria de sucesso – Citopharma e ReMediar
Postado em 23 de maio de 2025
Por: Citopharma

Parceria de sucesso – Citopharma e ReMediar

Na Citopharma, O ano começou com muito trabalho e foco no propósito em ajudar os pacientes. E uma das primeiras ações surgiu por meio de uma parceria com a ReMediar, uma ONG que recebe medicamentos e outros produtos que são direcionados para pacientes que necessitam de determinados medicamentos não fornecidos pelo SUS e que também não tem condição financeira para adquirir. Entretanto, a Remediar não ajuda apenas doando medicamentos para pessoas físicas, podendo fornecer também para clínicas e hospitais filantrópicos na capital e na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Assim como a ReMediar pode doar para pessoas físicas e jurídicas, ela também pode receber recursos de empresas e pessoas físicas. A Citopharma irá encaminhar, através de doação a ONG, medicamentos do estoque mínimo sem a demanda através da comercialização, porém necessário para um tratamento específico dentro do prazo de uso e com a qualidade atestada.

A ReMediar existe desde 2020 mas o projeto começou em 2016, de forma informal. A idealizadora e atual presidente da ONG, Valéria Castro, conta que o trabalho teve início quando ela mesma buscou medicações específicas para a mãe, que sofria de Mal de Alzheimer, e para o pai que era cardíaco. Enfermeira de formação, trabalhou no SUS há mais de 25 anos, e como os medicamentos não eram fornecidos pelos sistema de saúde, ela começou a pedir doações aos médicos com quem trabalhava. 

A iniciativa, que iniciou com um propósito familiar, para os pais de Valéria, foi se expandindo também para amigos e conhecidos. Somado a isso, o trabalho no SUS também permitiu a ela verificar que cerca de 70% dos atendimentos feitos pelo SAMU está relacionado com o não uso dos medicamentos, especialmente no que tange aos pacientes carentes que escolhem entre colocar comida na mesa e pagar o aluguel ou comprar o medicamento. Esses dois pontos mostraram a Valéria que ali existia uma oportunidade de ajudar o próximo e aproveitar inclusive o excedente de mercado. “Às vezes uma pessoa compra um medicamento incorreto ou compra a mais e não utiliza. Às vezes um ente falece. Ou um laboratório tem produção extra de lotes. Tudo isso é descartado. Então, se essas medicações são conservadas corretamente, podem ser redirecionados, dentro do prazo de validade, e doadas a quem precisa”, afirma ela.

Assim, o que nasceu no apartamento de Valéria, logo precisou de uma sede e hoje a ReMediar tem seu próprio espaço. Ela e a sócia Sueli trabalham com uma equipe composta por farmacêuticas e técnicas de enfermagem e a doação de medicamentos foi ampliada. Atualmente a ONG recebe medicamentos e material médico que possam ajudar um paciente no seu tratamento e, especialmente, a melhorar sua qualidade de vida. Luvas, suplemento, material de reabilitação, insumos, medicamentos que vão de dipirona até oncológicos e, claro, os manipulados como os fornecidos pela Citopharma. Tudo é feito de forma organizada, com a triagem dos medicamentos, separação e selagem, com data de validade e entrega conforme a receita prescrita ou solicitada pelo hospital. 

Ao longo dessa trajetória, a ONG já recebeu mais de 11 mil solicitações de pacientes, sendo que 70% foram atendidas. “Quando se trata do atendimento a clínicas e hospitais, esse número quase quadruplica”, diz. Por isso as parcerias com farmácias, laboratórios e indústrias são importantes. Valéria explica que, com a Citopharma, por exemplo, a ONG amplia sua capacidade de atender a uma demanda reprimida. “A Atropina sublingual, não produzida pela indústria farmacêutica, por exemplo, é utilizada por uma gama de pacientes que não conseguimos ajudar. Recebendo doações da Citopharma, vamos poder, inclusive, auxiliar pacientes com problemas bem específicos. 

Além da Citopharma, a ReMediar está fechando uma parceria com o Instituto Rosely Casula, uma organização sustentável, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é dar apoio e orientação a pacientes acometidos por Doenças Raras e que foi viabilizada pela própria Citopharma. A ideia aqui é cuidar de quem cuida, dando apoio, orientações e palestras para educar as pessoas que fazem parte da rede de apoio de um paciente acometido com alguma enfermidade, e especial por alguma doença rara.

Para conhecer mais sobre a ReMediar, basta acessar o Instagram, @remediar. As doações podem ser feitas diretamente com o pessoal da ONG ou também na Defensoria Pública de Minas Gerais, um grande parceiro que arrecada e ajuda na distribuição de medicamentos para a ReMediar. 

Fale com
a gente!

Preencha o formulário

Logo